segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os 8 péssimos hábitos que comprometem a beleza dos cabelos


Em branco

Esses maus hábitos quase todas nós já estamos “carecas” de saber, porém vivemos buscando novos tratamentos para os fios e nos esquecemos de algumas atitudes básicas que podem fazer toda a diferença na saúde e beleza dos nossos cabelos.

O site Minha Vida preparou - com a ajuda do cabeleireiro Paulo César Schettini, proprietário do Salão Self, em São Paulo e da gerente de P&D Hair Care da Bertin Higiene e Beleza, Luciene Bastos - uma lista com os oito piores hábitos que destroem os fios, além de darem dicas de como se livrar deles.

1. Deixar condicionador no cabelo: Ao abrirem as escamas dos fios, os condicionadores penetram e tratam os fios. Mas o ato de enxaguar fecha as escamas, portanto ao deixar o produto depois do banho as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico se quebra com muita facilidade.

2. Usar máscara hidratante na praia: Esse é um erro muito comum que acaba por queimar os fios. O ideal é aplicar um creme sem enxágue com proteção solar. Esses produtos, além de não formarem uma barreira contra os raios UV, têm um tempo máximo de permanência, após a pausa normal eles enfraquecem os cabelos.

3. Prender os fios molhados: De vez em quando esse truque pode até funcionar, mas combater o volume das madeixas prendendo-os com frequência traz mais prejuízos que benefícios, pois permanecer com o couro cabeludo molhado e sem ventilação por muito tempo junta fungos e forma caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Então, nada de prender os cabelos molhados diariamente. Use um leave-in e evite o vento enquanto os cabelos não secam para o cabelo não armar.

4. Passar chapinha no cabelo molhado: Um pecado quase capital. Os fios são profundamente agredidos. Se queimam e quebram. O conserto? Tesoura neles! Só use a prancha, após secar muito bem os cabelos, ou seja nem úmidos eles podem estar.

5. Ficar mais de três meses sem cortar: Após esse período as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

6. Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são difíceis de manusear, além de quebrarem os fios. Prefira um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

7. Não fazer hidratações: a hidratação nutre e dá leveza aos cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável dos fios. Valer-se de tinturas, alisamentos, relaxamento, etc., os fios tendem a ficar danificados. A hidratação reverte esse processo. Os cabelos oleosos também devem ser hidratados com produtos específicos.

8. Fazer mais de duas químicas: Relaxamento, tintura, luzes… tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. Escolha apenas dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário